Disco de Ruídos Afônicos

Lui Lo Franco

28.1K plays < 1K downloads
Released Jul 19, 2022
Plays 28.1K
Downloads 7
Favorites 1
The songs in this album are licensed under: CC BY-SA Please check individual tracks for their respective licensing info.
Contact artist

For more questions regarding usage, feel free to contact the artist directly.

Contact artist
Album info
Description

Disco de Ruídos Afônicos (ou Livro de Rasuras Ilegíveis) é poesia em papel, áudio e vídeo.

Escrevendo desde o início da adolescência, Luiz Franco, paulistano radicado em Santa Catarina, teve seus primeiros poemas e contos publicados entre 1993 e 1997 na coleção ‘Pedacinhos’ da Editora Salesiana. A escrita se tornou trabalho no início dos anos 2000, quando passou a colaborar na elaboração de material didático para uma rede de ensino paulistana.



Com o passar dos anos, diferentes trabalhos, lugares, desejos e vivências o distanciaram da escrita como profissão, mas nunca o afastaram do papel e da caneta como paixão. Embora tenha quase sempre sido tomado por um ímpeto kafkaniano de eliminar seus textos antes que outros, além de alguns poucos e bons amigos, pudessem tomar conhecimento, em 2016 o autor lançou seu primeiro livro de contos, Pareidolia. Foi somente em 2022 que decidiu dar um tratamento especial para as poesias que escreveu ao longo dos anos.

As ideias e sentimentos presentes nos 21 poemas de ‘Disco de Ruídos Afônicos’ são registros resistentes e sobreviventes ao longo de quase 30 anos de poesias, contos, roteiros, crônicas e romances escritos, lidos e sucessivamente eliminados.

Concebido desde o início como uma obra que não se limitasse apenas ao livro impresso o autor se preocupou em transmitir seus poemas em diferentes suportes e mídias, pois assim como a vida tem suas fases e os discos suas faixas, cada poema tem sua mensagem e seu momento. Assim, a cada um dos poemas um tratamento gráfico individual no papel, um acompanhamento melódico criado em parceria com Gustavo Ferreira, seu filho, na versão em áudio e, por fim, uma sucessiva colagem interpretativa e de forma linear dos versos e das melodias através de um registro em vídeo.

O resultado dos três formatos em que a obra se apresenta também explicam em parte o processo criativo do autor. Se na escrita diferentes poesias são reescritas com versos trocados para que formem um novo poema final, no registro em áudio forma utilizados registros sonoros de seu arquivo pessoal que formaram assim elos de conexão entre uma faixa e outra. No vídeo, utilizou-se tanto imagens inéditas concebidas especificamente para o projeto, quanto fragmentos de vídeos pessoais com mais de 40 anos intercalados por outras fontes Creative Commons.

Cada poesia em uma página, com sua proposta gráfica, com sua própria música, com seu próprio minuto em vídeo. Concluindo assim um livro / disco / vídeo. ‘Disco de Ruídos Afônicos’ é poesia em diferentes formas, sem deixar de oferecer ao leitor / ouvinte / espectador a sua própria forma de receber e interpretar seus versos.

Producer

Luiz Franco

Engineer

Luiz Franco